Pesquisa rápida:

Informativo

Cadastre-se para receber nossos informativos!




Cuiabá de Minas e arredores: turismo de vilarejo - Junho 2012

Aproveitamos o feriadão  de Junho 2012 e saímos em busca do interior das Minas Gerais, da Serra do Espinhaço e de seus recônditos lugarejos cheios de muita mineiridade.

Deslocamo-nos até a cidade de Gouveia, que nos esperava com delicioso almoço, mineirinho, claro !

Estávamos dispostos a conhecer toda a região ao sul de Diamantina, descobrir caminhos, percorrer trilhas, cachoeiras, ter contato com o  povo do interior através de agradável e enriquecedora convivência.

Seguimos para o vilarejo de Cuiabá, encrustado no meio do Espinhaço, a mil metros de altitude. Menos de 80 habitantes. Nem precisa procurar no mapa que não tem !

Simplicidade pura, quase ingênua.

Assim foi que nos hospedamos na  antiga casa da família de D. Margarida, mãe de Sandra e de mais 11 filhos já criados, tipicamente roça, há 1,5 km do vilarejo, literalmente no meio do mato. Com ela, agora, só alguns netos e poucos filhos que aparecem nos finais de semana.

 Ao redor, horta, pomar, animais no terreiro, galinheiro cheio, cheiro de mato e o murmurar da bica que escorre dia e noite sua água pura e fria direto da montanha. Haja saúde !

Por dentro, casa branca com janelas azuis de teto baixo, fogão de lenha na cozinha enorme, queijo fresco, quitandas mil, frango com ora-pro-nobis e angú com fubá de moinho dágua, acolhida mineira e o delicioso ¨kobu¨, iguaria preparada com fubá, pedaços de queijo, leite azedo, açúcar, cravo, canela e assado envolto na palha de bananeira, como no tempo dos escravos. Era levado pra roça pra mode merendá. 

A região de Cuiabá, apesar da sua localização no Espinhaço, tem solo fértil e abastece de verduras,  frutas, doces regionais e artesanato, as cidades de Gouveia, Diamantina e arredores.

Aos sábados, como de costume, todos se dirigem à feirinha de Gouveia onde são encontrados produtos da roça.  Tem de tudo e mais alguma coisa que  as comunidades do entorno produzem. Pratica-se ainda o escambo.

Durante a estadia, percorremos as estradinhas de toda região que compreende os vilarejos de  Barão de Guaicuí, Chapadinha, Barraca, Bucaina, Caxambu e outros lugares, além da Trilha da Maria Fumaça.

Há muita história por onde passamos, principalmente  pelo trajeto da ¨Maria Fumaça¨ locomotiva a carvão que percorria a Estrada de Ferro Centro Oeste e depois, Vitória Minas, desativada em 1972.

No centro de Cuiabá, além da igrejinha de Nossa Senhora da Conceição de um lado e a ¨árvore da amizade¨ de outro, fica o imperdível bar do Antônio. Tonho, como é chamado o ancião da família Dória, a mais antiga do lugar, tem excelente papo regado a pinga de primeira encostado no balcão. 

O final da viagem foi na deliciosa Diamantina, em camping, claro, com direito a linda e fria noite junina com  barraquinha de Santo Antônio e show musical do cantor e compositor Saldanha Rolim.

Tá ruim, sô ???

Bão dimais da conta, uai.

Inté a próxima. Você está convidado !!!

 

Veja Fotos Cuiabá de Minas e arredores: turismo de vilarejo.



UAIVENTURA - EXPEDIÇÕES 4X4 - CONSULTORIA PARA VIAGENS DE CARRO - TURISMO OFF ROAD
Rua do Ouro, 1725,Cep:30210-590 - Belo Horizonte - MG
tel + 55-31-98749.6008 fax + 55-31-3223.0081