Pesquisa rápida:

Informativo

Cadastre-se para receber nossos informativos!




Expedição Terra Ronca - GO e Grande Sertão Veredas – MG

 
Como a região do deserto do Jalapão no Tocantins já é nosso velho conhecidoe também dos amigos que nos acompanhavam nesta viagem, resolvemos antecipadamente mudar o roteiro previsto, excluindo o ¨deserto¨ e  incluindo cerrado.Desta vez somos em busca do sertão de Guimarães Rosa e das maravilhosas e enormes cavernas de Goiás.
 
Desbravamos o Parque Nacional Grande Sertão Veredasa noroeste de Minas Gerais e o Parque Estadual de Terra Ronca, a nordeste do estado de Goiás, divisa com Bahia.
 
Chegamos à pequena cidade de Chapada Gaúcha e de posse da devida autorização do Ibama – ICMBio para adentrar ao parque ainda fechado à visitação, saímos com o guia local para pernoitar nos arredores, visto que o mesmo não possui nenhuma infra estrutura. Percorremos quase 30 kilometros até a localidade de Estiva onde montamos acampamento, o que seria nosso lar por 3 longos dias, ao lado de maravilhosa vereda de água pura e cristalina que corria aos pés de buritíse rica folhagem.
 
De lá saímos para visitar as atrações do cerrado no Grande Sertão Veredas, como o encontro dos rios Preto e Carinhanha, divisa de Minas com Bahia, a precária ponte sobre o Rio Preto, as cachoeiras do Mato Grande, muitas veredas com seus habitantes– sucuri, onça, veado campeiro, paca, capivara, tamanduá bandeira, araras e periquitos, entre outros.Gafanhotos enormes beirando os 12 cm que mais pareciam passarinhos voavam desordenadamente à frente dos carros sendo incomodados pela nossa presença.
 
Percorremos também todo o parque, de norte a sul, pela única trilha que o corta. Deslumbramoslindo visual do alto da torre de observação de incêndio, com seus imponentes 30 metros, muito bem localizada no coração do Parque. Os banhos em rios e riachos de águas cristalinas se sucediam, como no Santa Clara, Preto, Carinhanha, na cachoeira do João de Alta, etc... Vários moradores locais nos receberam em suas casas, amigavelmente, com café quente,boa prosa e vontade.Missão cumprida, fomos à cidade devolver o guia.
 
Partimos agora rumo ao Parque Estadual de Terra Ronca – PETER, em Goiás, direto ao Povoado de São João, no coração do parque. Percorremos, curiosos,as  maravilhosas e enormes cavernas de Terra Ronca, Angélica e São Mateus, com guias especializados e muito bem equipados. Emoção garantida a cada passo. A turma divertia-se e ficava deslumbrada com os ricos e variados espeliotemas, formaçõescalcáreas no interior das cavernas. As mais variadas cores, formas e apresentações, faziam o deleite dos exploradores. 
 
Depois dos sertões, veredas e riachos de Guimarães Rosa e do fantástico mundo subterrâneo das cavernas de Goíás, fica a lembrança desses lugares maravilhosos e a saudade doscompanheiros que se encontrarão em breve, novamente.
 
Até a próxima aventura e ...participem conosco.

                         Vejam algumas fotos desta aventura clique aqui!!!

UAIVENTURA - EXPEDIÇÕES 4X4 - CONSULTORIA PARA VIAGENS DE CARRO - TURISMO OFF ROAD
Rua do Ouro, 1725,Cep:30210-590 - Belo Horizonte - MG
tel + 55-31-98749.6008 fax + 55-31-3223.0081