Pesquisa rápida:

Informativo

Cadastre-se para receber nossos informativos!




Expedição 4x4 Jalapão Total - Julho 2015



Pelo segundo ano consecutivo, realizamos a Expedição 4x4 Jalapão Total na qual percorremos  os  atrativos principais e toda a região  do “deserto” do Jalapão, no estado do Tocantins.

Após nos reunirmos nos arredores de Brasília em Hotel Fazenda para um jantar de confraternização e um explicativo da viagem e das condições sob as quais ela seria realizada, descansamos um dia inteiro ao redor das piscinas com diversões, comidas e bebidas  à vontade, no estilo “all inclusive”.

Iniciamos nossa aventura, deslocando-nos até  a cidade de Ponte Alta do Tocantins, porta de entrada do Jalapão. De lá saíamos para conhecer e nos divertir nas cachoeiras  do Rio Soninho, da Fumaça, com magnífico por do sol na Pedra Furada.

 Como a maioria dos motoristas participantes não possuíam experiência em direção “off road” com o emprego da tração 4x4 e da caixa de redução, além da condução em piso de “deserto”, extremamente arenoso, as instruções eram passadas gradativamente, à medida em que as condições do terreno assim o solicitava. E todos desempenharam seus papeis na mais completa  ordem e da melhor maneira. Não tivemos nenhum incidente de percurso em direção 4x4, sem atoladas ou sufocos. Parabéns a todos os motoristas e “zequinhas”.

 Para o almoço nesse dia,  além do lanche individual, foi feito delicioso churrasco capitaneado pelo companheiro Carlão, mestre da churrasqueira, ajudado pela galera faminta.

Despedimo-nos de Ponte Alta e rumamos agora para Mateiros, num longo deslocamento por estradas de terra e areões desafiadores.  A turma já começava a se habituar às dificuldades das “estradas” e ao manejo dos 4x4, em “off road”.

No caminho, várias atrações: o cânion da cachoeira da Sussuapara que mais parece um cenário de filme pré histórico, com “dinosssaurus” e vegetação suspensa, além do riacho húmido e frio que corre por sobre os pés. Maravilhosa sensação !  A cachoeira da Velha, com toda sua imponência, faze-nos arrepiar. Novamente, na prainha do Rio Novo, mais um lanche espetacular: pipoca com guaraná. Banhos e banhos de rio de água potável que só existe no Jalapão. Visualizamos a Serra do Espírito Santo, as Dunas, o “deserto”, as pontes sobre límpidos  rios e riachos  até nos acomodarmos na Pousada,  em Mateiros.

 Agora faríamos passeios diários aos atrativos do entorno de Mateiros, singela e pequenina cidade de menos de 1.800 eleitores. O povoado de Mumbuca, onde a comunidade local fabrica o rico e delicado artesanato de capim dourado,  famoso em todo mundo foi visitado entre três  fervedouros deliciosos. Fervedouros são os “olhos de água”, nascente dos rios e riachos da região, onde a água brota do fundo arenoso local, formando  lindas veredas.  Banhar-se em um fervedouro é uma sensação inusitada e maravilhosa: não se consegue afundar !   Os participantes tornam-se crianças novamente. Aliás, criança foi o que mais teve nesta expedição.  Famílias inteiras, maravilhosas e de uma educação exemplar. Crianças de 4 a 74 anos, todos se divertiram muitíssimo.

As dunas do Jalapão com seu por do sol e a cachoeira da Formiga com suas límpidas águas esmeraldas, dividiram as opiniões dos lugares mais bonitos e da região. E dá-lhe churrasco !
Após passarmos 3 dias inteiros em Mateiros e arredores, com bons jantares de comidinha regional, noitadas de buteco, pastel  com pizza regado a cerveja “piriguete”,  além de vinho e tudo mais, continuamos  nossa aventura, agora em direção norte, para fecharmos o “circuito do jalapão total”.  Passamos por São Félix do Tocantins, onde mais um delicioso e organizado fervedouro nos esperava, para surpresa dos participantes.

Continuamos, passando por Novo Acordo até chegarmos em Palmas, a  capital do estado. `Pelo caminho, ainda as atrações da Pedra da Catedral, o  Morro dos Macacos, a bar do Gorgulho, os areões e a visão maravilhosa que o “sertão” e o planalto central do Brasil provocam em nossas almas aliviadas e alegres.

Para encerrar com chave de ouro, novo  por do sol às margens do Rio Tocantins na cidade de Palmas, com mais peixe frito e cerveja em um calor descomunal de fim de tarde, tudo isso antes do jantar de despedida e das despedidas para que, no dia seguinte, a vida continuasse em ótimas condições.

As amizades feitas, as rizadas, os papos pelo rádio, os mais variados assuntos, os  4x4,  as viagens, o entrosamento das famílias e de todo o grupo e tudo mais, dá-nos a certeza do dever cumprido.

Graças a Deus, sem acidentes ou incidentes, numa viagem de quase 2.000 km do ponto de encontro em Brasília à despedida em Palmas, tivemos famílias vindas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Jataí-GO, entre 19 participantes, com idades entre 4 a 74 anos,  em 6 veículos 4x4.

Agradecemos a todos pela confiança depositada na Uaiventura Viagens Especiais – Expedições 4x4, e.....  até a próxima.


                            Vejam algumas fotos desta expedição  (Clique aqui)

UAIVENTURA - EXPEDIÇÕES 4X4 - CONSULTORIA PARA VIAGENS DE CARRO - TURISMO OFF ROAD
Rua do Ouro, 1725,Cep:30210-590 - Belo Horizonte - MG
tel + 55-31-98749.6008 fax + 55-31-3223.0081